Como foi a minha inscrição no mestrado

Nesse post, irei relatar como foi a minha Inscrição e Processo seletivo no mestrado em engenharia de software tecnologia da informação na UFRN, pode ser que te ajude em alguma etapa, caso esteja passando por esse momento (louco), na sua vida. Você pode me conhecer um pouco mais na area sobre mim.

O Momento

Algumas vezes me interessei em fazer um mestrado, mas gostaria de fazer um profissional, pelo motivo que eu já trabalhava, e não ia ter todo o tempo necessário para aulas presenciais diárias. No profissional as aulas são mais flexíveis, e geralmente são nos finais de semana.

Quando trabalhava no ramo de software educacional, pensava em fazer o Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), na UFRN. Já que poderia agregar minha pesquisa com meu atual ramo de trabalho. Mas nunca me candidatei, só existia a vontade, e o pensamento “no próximo edital eu me preparo”. Acabou que o destino me levou para fora da area educacional, e eu nem entrei nesse mestrado.


A inscrição

Print screen da tela de uma conversa , onde eu falo q estava criando coragem e mando uma foro do edital do mestrado e outra pessoa responde “tome essa dose , mestrado e bom demais”
Print screen de uma conversa no telegram.

No dia 25 de maio de 2023, eu vi o edital do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI). É um mestrado profissional, com aulas aos finais de semana, e possui linha de pesquisa voltada pra engenharia de Software. Falei com minha professora de Inglês, que já é mestre , que estava “vendo se tinha coragem” e a resposta foi “Pois tome essa dose, mestrado é bom demais!“. Esse foi o incentivo que eu precisava. Falei com outras pessoas próximas, e todas me motivaram.

Tenha próximo de vocês, pessoas que te incentivem em decisões boas na sua vida!

As inscrições iriam encerrar em 04 de junho, eu tinha próximo de 10 dias para preparar meu pré-projeto, juntar os documentos que precisava, ( certificado da graduação, publicações em revistas, experiência profissional…) e me inscrever. Ai começou a correria. Escrevi meu pré-projeto com o título: “FRAMEWORK AUXILIADOR NA ESCRITA DE EFICIENTES TESTES DE REGRESSÃO PARA O AUMENTO DE QUALIDADE DE SOFTWARE”, mandei para algumas pessoas próximas revisarem e submeti.

As etapas

No edital existia as seguintes etapas, Homologação das inscrições, onde eles validaram os documentos enviados, etapa eliminatória, em seguida Análise da proposta de trabalho, onde eles iam ler o pré-projeto, e atribuir nota, etapa eliminatória, precisava tirar 6 ou mais. Apresentação da proposta de trabalho, eles publicaram um calendário, com links do Google Meet, onde cada candidato possuía 15 minutos para mostrar seu trabalho, e a banca 15 minutos para perguntas. Confesso que foi a etapa que eu mais temia, também eliminatória. Em seguida eram etapas apenas classificatórias, Análise de currículo, onde analisou publicações, artigos, experiências profissionais, Heteroidentificação, para candidatos negros e indígenas, em seguida o resultado final, que saiu cerca de 6 dias antes da data máxima, foi uma alegria pra mim 🙂 .

Página da inscrição e resultado, com “ candidato aprovado”
Print Screen da area do candidato

O resultado saiu 11 de agosto de 2023 as 16:09, eu abri as 16:30, o site do programa de pos graduação, sem nenhum motivo, apenas coincidência. Eu ja tinha preparado e salvo em rascunho o e-mail para manifestar o interesse em assumir a vaga no mestrado, com tudo o que precisa preenchido, formulário assinado digitalmente, certidões… Só fiz enviá-lo. 🤪 🤣.

Apresentação da proposta de trabalho

Nessa etapa, além de saber se foi você que fez seu projeto, a banca quer saber se você tem maturidade para uma pesquisa, se você sabe como se faz uma pesquisa. Consegui apresentar em 11 minutos. E as perguntas foram sobre, como eu iria conduzir minha pesquisa, sobre a diferença entre tipos de testes, o meu era de regressão, e eles perguntaram sobre testes de unidade, e TDD (Test-driven development). Em seguida sobre referências que eu usei. Usei livros clássicos da engenharia de software, que com certeza eles, como doutores, ja leram. Eu também li, e consegui argumentar a aplicação e escolha do autor.

Tenho alguns comentários para você se motivar nessa etapa:

Se seu projeto chegou nessa etapa, eles gostaram, não precisa enfeitar nada, apresente o que você escreveu, que vai ficar bom.

Não espere seu projeto chegar a perfeição para submeter. Se seu projeto fosse perfeito, você já era mestre. Falhas são aceitáveis. Você vai entrar no mestrado para evoluir.

Só referencie o que realmente você pode argumentar o porque. Ler 1 página de um TCC de alguém, e gostar de uma definição, não te dá domínio suficiente para isso. Um TCC é uma obra pra ser “contemplada” inteiramente, e não em pedaços.

Vou verificar se posso publicar o pre-projeto e o slide, se permitirem , volto pra atualizar esse post.

Mas, até isso acontecer, siga criteriosamente o que o edital diz. Atenção onde pode botar o nome, se pode entrar em contato com algum orientador antes das etapas. São pequenas detalhes que eliminam ou te aprovam.


Detalhes:

O Edital possuía 32 vagas, na etapa da apresentação da proposta, a última eliminatória, foram aprovadas apenas 10 pessoas. Ou seja, todas essas pessoas aprovadas na etapa, iriam conseguir entrar no mestrado. Mesmo com cotas, existindo 3 vagas exclusivas para pessoas negras, apenas 1 pessoa negra estava inscrita, EU. Isso me fez refletir um pouco, sobre o acesso do meu povo, a educação superior, e o acesso a programas de pós-graduações. Mesmo o país sendo 56% negro, eu serei o único nessa turma. Estamos numa eterna evolução.